O embaixador dos Estados Unidos no Vaticano respondeu às declarações do Cardeal Pio Laghi na segunda-feira passada, quando este último afirmou que o Presidente George Bush não tinha mantido sua promessa de pôr fim à guerra no Iraque rapidamente – uma promessa que o Cardeal afirma Bush fez em Março de 2003.

O embaixador Jim Nicholson disse ontem que o Vaticano quer que os Estados Unidos fique no Iraque e democratize o país, apesar da oposição do Papa à guerra, informou Associated Press (AP).

"Posso dizer que quase todas as pessoas com quem conversei no Vaticano não desejam que os Estados Unidos saia do Iraque. Querem que fiquemos e que fortaleçamos e pacifiquemos o país; de modo que se converta em um estado livre, estável e democrático”, indicou Nicholson ao AP.

Nicholson acrescentou que esteve presente na reunião entre o Cardeal Laghi e o presidente Bush, e que não lembra que o presidente tenha mencionado o que o Cardeal afirma, embora o mandatário tenha dito que não responderá às declarações do Cardeal.