Ao presidir as celebrações pelo 263º aniversário da Virgem de Suyapa, Padroeira da Honduras, o Arcebispo de Tegucigalpa, Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, chamou o povo hondurenho e as novas autoridades políticas a lançar "uma urgente processo de reconciliação nacional".

Ante a presença do novo Presidente Porfirio Lobo Sosa e sua esposa e parte de seu gabinete, o Primado hondurenho destacou que a nação centro-americana sofreu "muitas mentiras" e que é o momento de reconstruir a malha social "em apoio à verdade".

Coincidindo com o 17º Aniversário de sua nomeação como Primado da Honduras, o Cardeal destacou que "novamente nos convoca a Padroeira da Honduras no dia de sua festa, na veneração e o amor à sua imagem".

O Cardeal Rodríguez Maradiaga solicitou à Virgem Maria de Suyapa, que "a nova Honduras se faça realidade e que Deus habite entre nós com renovado amor, para secar lágrimas e não haja mais pranto, nem dor, senão a esperança de sair adiante".

"Maria é a mãe que nos diz: façamos juntos uma nova Honduras", disse o Arcebispo, depois de fortes aplausos dos milhares de fiéis pressente.

"A reconciliação é necessária porque se tratou de apresentar a mentira como a verdade, o mal como se fosse o bem e a justiça como injustiça", explicou ademais o Cardeal.

"Esta nova etapa da Honduras que busca a reconciliação e a justiça social, move às preces que rezam que em uma humanidade dividida pelas inimizades e as discórdias, Deus dirige as vontades para que se disponha à reconciliação", adicionou.

O Cardeal concluiu recordando que "o Espírito Santo é capaz de mover os corações para que os inimigos voltem a vista, os adversários se dêem a mão e os povos procurem a união".