A porta-voz de Direito a Viver, Gádor Joya, lamentou a atitude do Presidente de Governo, José Luis Rodríguez Zapatero, de colocar uma "máscara de democrata" e dizer que defende a dignidade da vida humana, quando com seu projeto de lei do aborto procura acabar violentamente com seres humanos inocentes.

Joya se referiu ao discurso que Zapatero pronunciou durante o National Prayer Breakfast (Café da manhã Nacional de Oração), realizado em Washington (Estados Unidos), no que afirmou que na Espanha "não se explora os trabalhadores nem se discrimina aos homossexuais ou os imigrantes".

Estas leis, afirmou a líder pró-vida, "são mais antigas que o senhor Zapatero", quem em troca trouxe para a Espanha "a divisão e o tumulto por sua insistência em converter o aborto em um direito".

"Zapatero pôs a máscara de democrata ante um grupo religioso de um país amigo, mas a realidade é muito distinta. A realidade é que estamos perante um governante daninho para a liberdade e a dignidade pessoal", advertiu.

Entretanto, Gádor Joya assegurou que "de pouco lhe servirá já essa máscara em casa. No próximo dia 7 de março, em toda a Espanha, na Europa e na Ibero-américa, voltaremos a sair às ruas para recordar que na Democracia, escuta-se ao povo, e a maioria do povo espanhol não quer mais abortos, e sim mais apoio às mulheres para ser mães".

Por outro lado, Direito a Viver enviou uma carta aos senadores americanos Amy Klobouchar e Johnny Isakson, presidentes do Comitê Organizador do National Prayer Breakfast, assim como também ao Douglas Coe, presidente do The Fellowship.

No texto, Joya informa sobre o projeto abortista de Rodríguez Zapatero e convida os representantes americanos a participar da Marcha pela Vida que se celebrará no próximo 7 de março em quase uma centena de cidades com o lema "Espanha Vida Sim".