Dom Pierre-André Dumas, Presidente da Cáritas Haiti, criticou o atento de um grupo de voluntários evangélicos norte-americanos de tirar do país um grupo de crianças haitianas que ainda contavam com pais.

Dom Dumas assinalou que milhares de crianças haitianas ficaram órfãos e necessitam de pais adotivos no mundo; mas o caminho da adoção "deve ser um processo ordenado e legal, que deveria ser tratado urgentemente por uma comissão".

"Tirar crianças menores do país, sem documentos e sem confirmar sua situação familiar é uma loucura", disse o Prelado.

O Bispo assinalou ademais que a Igreja no Haiti está disposta a participar de uma comissão, "junto com o estado e organizações civis competentes" para tratar o tema urgente da adoção de meninos e meninas haitianos.

10 cidadãos americanos da igreja batista "Valley Church" de Idaho foram detidos no Haiti na noite da sexta-feira por tentar cruzar de forma ilegal a fronteira com a República Dominicana com 33 crianças.

O pastor Drew Ham assinalou que os voluntários batistas não tentavam raptar aos meninos, mas "oferecer a eles um lugar seguro onde receber mantimentos e remédios" e "salvá-los de ser presa segura da maldade do tráfico de seres humanos".

"É impensável que alguém possa acreditar que esses cidadãos fossem raptar meninos", explicou Ham. Entretanto, as autoridades haitianas insistem em que os voluntários sabiam que atuavam ilegalmente.