Um grupo de quinze voluntários do grupo Direito a Viver (DAV) foram expulsos esta terça-feira da rua onde se celebra a reunião sobre Direitos humanos na União Européia, à qual assistem ministros de Justiça dos Estados membros, entre outros, o espanhol Francisco Caamaño.

Os Pró-vidas levavam cartazes com o lema "What about my rights?" (O que acontece com os meus direitos?) junto à silhueta de um bebê de 13 semanas de gestação. Os ativistas do DAV foram expulsos pela polícia das imediações do Museu Rainha Sofia, em Madrid, onde se celebra a mencionada reunião.

O Presidente da plataforma HazteOir.org (entidade impulsora do DAV), Ignacio Arsuaga, lamentou "o trato policial vexatório a um grupo de pessoas pacíficas, só pelo fato de mostrar aos ministros europeus como Rodríguez Zapatero trata o direito à vida na Espanha", com seu apoio à lei que permitiria o aborto até as 14 semanas de gestação.

Do mesmo modo, renovaram a exortação a participar, no próximo 7 de março, na Marcha pela Vida que foi convocada em quase uma centena de cidades e embaixadas espanholas.