De 3 a 7 de fevereiro, Lima será a sede do X Congresso Latino-americano e do Caribe de Institutos Seculares, que se reunirão esta vez sob o tema "O desafio missionário dos Institutos Seculares na América Latina e o Caribe".

Segundo a Federação de Institutos Seculares do Peru (FENIS) e a Confederação de Institutos Seculares da América Latina (CISAL), o evento, que reunirá a perto de 200 delegados de 17 países, "busca ser uma jornada de intensa oração e fraternal comunhão".

O elenco de apresentadores do evento inclui o Pe. José Luis del Palacio, Diretor do Caminho Neocatecumenal no Peru, María Cristina Ventura, Presidenta do CISAL, do México, o Pe. José Valverde, S.J., o Dr. Luis Solari de la Fuente e Fernando Martín, Presidente da CMIS (Conferência Mundial de Institutos Seculares).

Os atos litúrgicos de inauguração serão presididos por Dom Lino Panizza, Bispo de Carabayllo e Secretário da Conferência Episcopal Peruana.

Como representante do Cardeal Juan Luis Cipriani participará Monsenhor Adriano Pacifico Tomassi, Bispo Auxiliar de Lima.

Os Institutos seculares nasceram em 2 de fevereiro de 1947, quando o Papa Pio XII os reconhece oficialmente mediante da constituição apostólica Provida Mater Ecclesia. O Papa Juan Pablo II assinalou, que "os membros dos institutos seculares, vivendo sua vida cotidiana em meio dos diversos grupos sociais, têm em María o exemplo [...], o testemunho [...] e a prova de que as realidades temporais vividas com a força do Evangelho, podem vivificar a sociedade fazendo-a mais livre e mais justa, em benefício de todos os filhos de Deus, Senhor do universo e doador de todo bem".