Em direta referência aos grupos políticos partidários do "matrimônio" homossexual, o Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo Primaz do México, recordou que a missão da Igreja não se limita a falar "do que está mais à adiante", mas deve falar também "aqui e agora".

Durante a homilia dominical na Catedral, o Cardeal destacou que "o Evangelho deve aplicar-se às situações e problemas atuais do aqui e agora"; e explicou que a voz da Igreja, que nasce do Evangelho, não se dirige sozinho ao "mais à frente".

"A Igreja é o corpo de Cristo e o lugar privilegiado para o anúncio do Evangelho", disse o Arcebispo do México; quem animou os fiéis a viver e aplicar o Evangelho de Cristo no âmbito público, pois "a missão de Jesus e da Igreja é a de ser faísca de luz, liberação, bondade e graça".

"O Evangelho deverá ser lido com os olhos de hoje, carregados com os problemas e situações atuais para que salte a faísca da luz divina, bondade e graça para nós. Então será de verdade boa nova", adicionou.

O Cardeal Rivera Carrera criticou a postura de quem quer "enquadrar a voz e a ação da Igreja na dimensão do que está mais à frente, alheia à realidade do hoje".

"Às vezes escutamos tolices que dizem que a Igreja deve atuar só no mais à adiante mas Jesus deve ser lido com olhos de hoje, carregados com os problemas e as situações atuais".

Nessa perspectiva, o Cardeal concluiu destacando que os católicos mexicanos "seguimos sentindo a dor, os sofrimentos de nossos irmãos do Haiti, e temos que seguir colaborando para que nossa ajuda chegue aos mais necessitados", concluiu o Cardeal Rivera durante a celebração.