Ao comemorar o  87º aniversário das aparições da Virgem de Fátima, o Bispo de Leiria, diocese a qual pertence o santuário, Dom Serafim Ferreira e Silva, disse que o processo de canonização dos  pastorzinhos  Jacinta e Francisco Marto "está práticamente terminado".

Dom Ferreira indicou que estão reunidas as condições para que os processo seja aprovado rapidamente. O Papa João Paulo II beatificou os pequenos videntes no santuário em maio de 2000.

A canonização dependeria da aprovação de um milagre atribuído à intercessão das crianças e que ocorreu durante o ato da beatificação. Uma crianças de seis anos de idade, que teria nascido diabético, recobrou a saúde enquanto sua mãe acompanhava a cerimônia pela televisão.

Se confirmado o anúncio do Bispo,  Jacinta e Francisco Marto, que tinham sete e nove anos no momento das aparições em 1917 e morreram três anos depois, seriam os santos mais jovens da Igreja.

Neste ano, cerca de  200 mil peregrinos se reuniram na Cova de Iria para recordar as aparições. As celebrações estiveram dedicadas a refletir sobre o quarto mandamento "Honrarás a teu pai e a tua mãe". Entretanto, a constante entre os grupos de peregrinos foi rezar pela paz no mundo.