O rabino Jacob Neusner revelou algumas partes do seu encontro com o Papa Bento XVI no passado 18 de janeiro, um dia depois da sua visita à sinagoga de Roma, onde se conta que o Santo Padre lhe contou que já terminou a segunda parte do seu livro “Jesus de Nazareth” y que este texto seria publicado dentro de seis meses.

O L´Osservatore Romano publicou um artigo no qual o rabino estadunidense Neusner relata que Bendo XVI “ é um homem humilde e gentil. Não sente a urgência de quebrar o silêncio entre uma palavra e outra, se dispõe a escutar.

Além disso, tem a sana curiosidade do estudioso, não a deixou de lado. Me perguntou sobre meus estudantes, e eu respondi dizendo que os adoro y ele sorriu, e entendeu o que eu queria dizer com essa expressão”.

Neusner conta além disso que “o que mais me foram seus olhos penetrantes, capazes de te atravessar. Ratzinger é um homem que tem uma visão: para Europa, o mundo, a humanidade, a vida (e contra a morte). Nenhum outro hoje parece ter uma visão assim, incluída a política, que está em crise. Este homem gentil sabe aonde devemos ir”.

O rabino estadunidense disse logo que “não falamos de política e tampouco de sua visita à sinagoga (de Roma)”. Depois do encontro, os líderes fizeram uma troca de presentes.

O Papa Bento XVI contou depois a Neusner que já terminou de escrever “o segundo volume de Jesus de Nazareth faz poucos dias e sairá a venda dentro de seis meses”. Perguntei-lhe se tinha na mente escrever outros livros, mas a resposta (que parece revelar o seu maior desejo) foi diferente: “tenho 83 anos, e outras coisas por fazer”.