Durante uma Conferência de Imprensa, o diretor executivo dos Serviços Legais e Caridades da Igreja Católica, Randolph McGrorty, anunciou que a Arquidiocese de Miami, presidida por Dom John Favalora, iniciará um programa ao estilo da “Operação Pedro Pan” para ajudar as milhares de crianças haitianas que ficaram órfãos pelo terremoto e levá-los aos Estados Unidos.

"Vamos usar o modelo que usamos faz 40 anos com Pedro Pan para trazer estes órfãos aos Estados Unidos e dar-lhes um futuro brilhante e de esperança'', declarou à imprensa.

Indicou que “dada a enormidade do que aconteceu o Haiti, uma prioridade é trazer essas crianças órfãs aos Estados Unidos”.

Do mesmo modo, informaram que a Arquidiocese de Miami e McGrorty já identificaram um refúgio temporário no condado de Broward para albergar a essas crianças e estão realizando as ações legais necessárias para que os órfãos viajem com vistos humanitários.

A Operação Pedro Pan foi lançada em 26 de dezembro de 1960 como parte de um esforço para tirar crianças de Cuba e dar-lhes uma melhor qualidade de vida afastando-os do regime comunista. Ao terminar a operação, 22 meses depois, o programa tinha abrigado 14.048 crianças cubanas.