O Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), chamou as Conferências Episcopais da América Latina e o Caribe a promover “desde os organismos sociais e caridosos, uma presença solidária da Igreja e da Sociedade com o povo haitiano”.

Em um comunicado, exortou também a unir-se em oração “desde a realidade de nossos povos latino-americanos e caribenhos, seguindo o chamado do Santo Padre Bento XVI”, assegurando ao povo haitiano “nossa proximidade humana e espiritual”.

O CELAM lamentou o falecimento do Arcebispo de Porto Príncipe, Dom Joseph Serge Miot; e da Doutora Zilda Arns, do Brasil, fundadora e coordenadora internacional de pastoral infantil e fundadora de pastoral da pessoa idosa, quem se encontrava em trabalhos humanitários no Haiti.

“Desde os Departamentos e Centros do CELAM nos propomos impulsionar mecanismos de comunhão, de solidariedade e de ajuda nos diversos campos da atenção a emergências, desde a promoção humana e do acompanhamento espiritual e pastoral”, indicou.

Finalmente, pediu a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Padroeira do Haiti, para que console e fortaleça as famílias “que perderam a seus seres queridos e que sofrem situações de miséria e dor”.