O Superior dos Salesianos no Haiti, Pe. Ducange Sylvian, descreveu a trágica situação que vivem os religiosos no país, logo depois da morte do ajudante Pe. Hubert Sanón de 85 anos e o desaparecimento de 200 alunos que permanecem sepultados sob os escombros do Colégio Dom Bosco.

Conforme assinala o Pe. Sylvian, “o colégio São João Bosco e a Obra das Pequenas Escolas do Padre Bonhem foram que as mais afetadas na cidade”.

“Outras duas casas salesianas de Porto Príncipe, a casa provincial e o pós-noviciado, sofreram graves danos. Dois jovens salesianos que estudavam na universidade, segundo as notícias conhecidas até este momento, estão desaparecidos”, assinala.

Do mesmo modo, o Superior dos Salesianos no Haiti indicou que “a casa de formação do pré-noviciado de Carrefour-Thorland sofreu também importantes danos. Uma parte da casa e o centro de acolhida se derrubaram. Os edifícios da obra Domingo Savio, em Petion-Ville também sofreram graves danos”.

“As Filhas de Maria Auxiliadora sofreram danos nas obras de Porto Príncipe e Santa Maria Mazarelo em Pétion-Ville. Neste momento se está recuperando no hospital uma salesiana”, adicionou.

Diante disso, informou-se que a Congregação Salesiana através de seus organismos centrais em Roma, está se mobilizando para fazer chegar a ajuda necessária aos seus irmãos no Haiti.