Com o objetivo de informar à opinião pública européia a realidade do aborto na Espanha e os alcances da nova lei, líderes pró-vida apresentarão em 21 de janeiro em Madrid a iniciativa “Referendum Vida Sim”.

Em declarações à imprensa, Gádor Joya, porta-voz da plataforma Direito a Viver, informou que entre as atividades se encontram mobilizações e ações durante o primeiro trimestre da Presidência espanhola da União Européia, “para conseguir o objetivo de que a opinião pública européia conheça a oposição da maioria da sociedade espanhola ao projeto de lei do aborto”.

Nesse sentido, reafirmou-se que em 28 de janeiro apresentarão um milhão de assinaturas de cidadãos a favor da vida no Registro do Congresso dos Deputados, com o fim de obter a consulta popular.

Esta mobilização a favor dos não nascidos se estendeu às redes sociais e já tem centenas de fãs no Facebook. Além disso, HazteOir.org, outro dos impulsores, lançou um alerta cívico em seu sítio Web, para que os cidadãos possam enviar diretamente sua petição ao presidente do Governo José Luis Rodríguez Sapateiro para que ative o mecanismo de um referendum consultivo sobre seu projeto legislativo.

À iniciativa “Referendum Vida Sim” se uniram a Rede Européia de Institutos de Política Familiar, o Instituto de Política Familiar da Espanha, a Universidade Francisco de Vitoria, Profissionais pela Ética, a Fundação Educatio Servanda, a editorial Livros Livres, o jornal digital Religião em Liberdade, a plataforma Majestad No Firme, HazteOir.org, Direito a Viver, entre outras instituições e personalidades.