As Conferências Episcopais do México, Brasil, Bolívia, Equador e Chile expressaram sua dor e solidariedade com os danificados e vítimas do terremoto no Haiti e anunciaram a realização de coletas nacionais para socorrer os que passam momentos de dor e angústia pela escassez de mantimentos, moradias e saúde.

Logo do terremoto de 7, 3 graus Richter que sacudiu a ilha na terça-feira passada, os diferentes episcopados assinalaram que ante uma catástrofe desta magnitude que trouxe dor e necessidade, nenhuma pessoa pode permanecer indiferente.

As Igrejas na América Latina pediram à comunidade internacional que atendam as necessidades imediatas do povo haitiano e chamaram os cristãos a solidarizar-se com este país caribenho que nestes momentos se encontra entre os que mais sofrem.

Coleta Nacional

Por tal motivo, a Conferência Episcopal do Chile anunciou para no sábado 23 e no domingo 24 de janeiro uma segunda coleta “em todas as Missas, cujos recursos se depositarão na conta corrente da Cáritas Chile que está canalizando a ajuda da Igreja” local ao Haiti.

Do mesmo modo, os Episcopados da Bolívia, Brasil e Equador informaram que no dia 24 de janeiro haverá também coletas nacionais em todas as Eucaristias que se em cada país.

“O contribuição com o econômico é hoje a melhor maneira de fazer uma contribuição direta à solução das graves necessidades que o violento sismo provocou. Com a ajuda das equipes especializadas da Caritas Internacional, esses recursos serão canalizados em coordenação com os organismos locais no Haiti”, assinalou o Episcopado chileno.

Por sua parte, o Episcopado Mexicano exortou “a todos os católicos e pessoas de boa vontade a elevarem suas preces por esta nação irmã e a colaborarem com generosidade e disposição em apoio de nossos irmãos haitianos”.

Contas Correntes

Banco Nacional da Bolívia: Nº 000-0000000-0-0 (Bolivianos); Nº 140059591403 (dólares), em nome da Cáritas Boliviana.

Equador: Banco Pichincha Nº 3108845500, em nome de Munera.

Banco do Chile: Nº 117-01

Banco do Brasil, Agência: 3475-4 Conta Corrente: 23.969-; Banco Bradesco, Agência 0606, Conta 70.000-2; Caixa Econômica Federal OP: 003, Agência 1041, Conta 1132-1.