O Papa João Paulo II expressou hoje suas sentidas condolências por quem fora um valioso colaborador da Cúria, o Cardeal Jan Pieter Schotte, C.I.C.M., falecido ontem à tarde em Roma aos 76 anos.

“Recebi com tristeza a notícia da morte inesperada do querido cardeal Jan Pieter Schotte, e desejo expressar meus sentimentos de pêsames ao Senhor e  seus familiares, assim como  à congregação do Coração Imaculado de Maria e a quantos o conheceram e apreciaram”, disse o Papa.

“Recordo com agrado a fiel colaboração que prestou durante tantos anos à Santa Sé e especialmente seu serviço generoso como Secretário Geral do Sínodo dos Bispos. Deixa-nos o exemplo de uma vida entregue a Cristo na adesão coerente a sua vocação sacerdotal e religiosa e sempre atento às questões sociais com plena fidelidade ao Evangelho e aos ensinamentos da Igreja”, acrescentou..

O Papa ofereceu orações fervorosas “de sufrágio para que o Senhor acolha  este irmão cardeal, tão chorado, na paz e o gozo eternos”.

O Santo Padre presidirá as exéquias na sexta-feira 14 de janeiro, às 11h no altar da Confissão da basílica vaticano. O cardeal Joseph Ratzinger, decano do colégio cardinalício, celebrará a Santa Missa

O Cardeal belga era Presidente do Escritório Central para Assuntos Trabalhistas e Secretário Geral emérito do Sínodo dos Bispos. Como tal, foi responsável por coordenar e alentar a série de sínodos regionais que o Papa convocou nos anos prévios ao Jubileu de 2000.