Na celebração da festa do Batismo do Senhor e ao presidir a Eucaristia na Capela Sistina, o Papa Bento XVI ressaltou que com este sacramento, Deus concede a luz da fé a todos os homens, que se manifesta no Evangelho que é vida e esperança, para que resplandeça em um mundo que caminha nas trevas da dúvida.

Na Eucaristia em que o Santo Padre administrou o sacramento do Batismo a sete meninas e sete meninos recém-nascidos, Bento XVI explicou que "a fé é um dom que se deve descobrir, cultivar e testemunhar. Com esta celebração do Batismo, o Senhor concede a cada um de nós viver a beleza e a alegria de ser cristãos, para que possamos introduzir os meninos batizados na plenitude da adesão a Cristo".

Com a festa do Batismo do Jesus, disse logo o Papa conforme informa Rádio Vaticano, "o pontífice disse ainda que com a Festa do Batismo de Jesus continua o ciclo das manifestações do Senhor, que teve início no Natal com o nascimento em Belém do Verbo encarnado e uma etapa importante na Epifania, quando o Messias se manifestou aos povos”.

"Hoje Jesus se revela, às margens do Jordão, a João e ao povo de Israel. É a primeira ocasião em que ele, como homem adulto, entra na vida pública, após ter deixado Nazaré" – ressaltou Bento XVI.".

Depois de indicar que esta é a primeira manifestação pública do Senhor, o Pontífice indicou que "o seu é um batismo de penitência. Um signo que convida à conversão, a trocar vida, porque se aproxima Aquele que ‘batizará em Espírito santo e fogo’. De fato, não se pode aspirar a um mundo novo ficando imersos no egoísmo e nos costumes arraigados ao pecado".

"Também Jesus abandona a casa e as normais ocupações para chegar ao Jordão. Chega a meio da multidão, que está escutando ao Batista e fica em fila como todos os outros, à espera de ser batizado. Juan a penas o vê intui que naquele Homem há algo único, que é o misterioso Outro que esperava e para o qual está orientada toda sua vida. Compreende que está diante de Alguém maior que ele".

O Santo Padre assinalou além que "no Jordão, Jesus se manifesta com uma extraordinária humildade, que evoca a pobreza e a simplicidade do Menino colocado na manjedoura, e antecipa os sentimentos com os quais, ao término de seus dias terrenos, chegará a lavar os pés dos discípulos e sofrerá a humilhação terrível da cruz".

"O Filho de Deus, Aquele que não tem pecado, coloca-se entre os pecadores, mostra a proximidade de Deus no caminho de conversão do homem. Jesus assume sobre si o peso da culpa de toda a humanidade, inicia a sua missão colocando-se no lugar dos pecadores, na perspectiva da cruz", assegurou Bento XVI.

O Evangelho de Lucas narra que quando Jesus foi batizado o "céu se abriu e desceu sobre ele o Espírito Santo (3, 21-22)" e uma voz disse: "Tu és o meu filho, eu, hoje, te gerei", afirma o Papa.

"Naquele momento o Pai, o Filho e o Espírito Santo descem entre os homens e nos revelam o seu amor que salva. Se são os anjos a levar aos pastores o anúncio do nascimento do Salvador, e a estrela aos Reis Magos do Oriente, agora é a voz de Deus que indica aos homens a presença no mundo de seu Filho e convida a olhar para a ressurreição, para a vitória de Cristo sobre o pecado e sobre a morte" – disse Bento XVI. ", disse o Papa.

"O Evangelho, de fato, é para nós graça que dá alegria e sentido à vida. Este, prossegue o Apóstolo Paulo, ensina-nos a renegar a impiedade e os desejos mundanos e a viver neste mundo com sobriedade, com justiça, e com piedade; quer dizer, conduz a uma vida mais feliz, mais formosa, mais solidária, a uma vida segundo o mandato de Deus. Podemos dizer que também para estas crianças hoje se abrem os céus. Elas receberão como dom a graça do Batismo e o Espírito Santo habitará nelas como num templo, transformando profundamente seus corações. A partir desse momento, a voz do Pai chamará também elas para serem seus filhos em Cristo e, na sua família que é a Igreja, doará a cada uma delas o dom sublime da fé”, recorda o Pontífice.

O rito do Batismo, afirmou Bento XVI, chama com insistência o tema da fé. O celebrante recorda aos pais que pedem o batismo para seus próprios filhos. Eles se assumem a tarefa de "educá-los na fé", para que a vida divina que recebem em dom, seja preservada do pecado e cresça dia a dia. A fé representa o tema central do Sacramento.

"Queridos amigos, hoje para estas crianças é um grande dia. Com o batismo, eles, convertidos em partícipes da morte e ressurreição de Cristo, iniciam com Ele a aventura gozosa e exaltante do discípulo. A liturgia a representa como uma experiência de luz. De fato, entregando a cada um o círio aceso no círio pascal, a Igreja afirma: ‘Recebam a luz de Cristo’".

Nesta luz as crianças batizadas deverão caminhar toda sua vida, ajudados pelas palavras e o exemplo de seus pais, padrinhos e madrinhas: "Todos eles deverão empenhar-se para alimentar com as palavras e o testemunho de suas vidas, as chamas da fé destas crianças, para que possa resplandecer neste nosso mundo, que freqüentemente vai às cegas entre as trevas da dúvida, a luz do Evangelho que é vida e esperança", concluiu.