A Arquidiocese de Hanoi condenou o brutal e massivo ataque perpetrado pela policia local contra um grupo de católicos que defendiam uma cruz localizada num cemitério paroquial. As autoridades alegavam que deviam destruí-la pois infringia a lei.

A Paróquia Dong Chiem foi atacada enquanto o Pároco e sua assistente participavam de seu habitual retiro anual, explica J.B. An Dang para a Catholic News Agency (CNA).

Uns 500 policiais armados aproximadamente entraram no cemitério com cachorros treinados ao redor da máquina com a qual iam destruir a cruz colocada no campo santo.

“Ao escutar uma explosão, os paroquianos entraram para defender sua cruz, mas foram repelidos pela policia que os afastava do lugar”, indicou o P. Joseph Nguyen Van Huu, da mencionada paróquia. Disse também que pelo menos duas pessoas haviam sido gravemente feridas e que o número total de feridos ainda se desconhece.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

An Dang também relatou que diante do ataque, iniciado na quarta-feira às 3:00 a.m., os fiéis estavam de joelhos, rogando aos policias que detivessem a destruição da cruz, mas depois disso lançaram bombas de gás lacrimogêneo a curta distância.

Algumas imagens obtidas pela CNA mostraram vários dos católicos seriamente feridos e ensanguentados. Aliás, uma das mulheres participantes na defesa da cruz foi brutalmente atacada.

O ataque sucedeu, explica a fonte, porque uma lei diz que todos os símbolos religiosos devem estar dentro de algum edifício também religioso. A policia usa esta política para perseguir aos católicos”, afirmou.