Em sua mensagem de Natal feita pública pela página da diocese de Leiria-Fátima, o Bispo diocesano Dom Antonio Marto lançou às famílias o convite a reanimar o dom da comunhão que está nelas e que se tornem aquilo são: íntimas comunidades de vida e de amor.

Fazendo alusão à celebração das Festas de Natal o bispo destacou que “no aconchego da sua família, em Nazaré, Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, criança, jovem e adulto, amando e sendo amado, deu início á sua obra de santificação do matrimônio e da família, até à realização integral do desígnio de Deus”.

“A família é um bem essencial e um tesouro inestimável que está muito na nossa preocupação. Ao homem e à mulher que procuram resposta para os problemas da vida matrimonial e familiar, são oferecidas visões e propostas sedutoras que comprometem a verdade e a dignidade da pessoa e a sua liberdade e capacidade de julgar com objetividade. É, pois, urgente que a família descubra o que «é» e o que deve «fazer», no plano de Deus Criador e Redentor que a constituiu como íntima comunidade de vida e de amor”, encorajou D. Marto.

Mais adiante, o prelado afirma que foi por amor que “Deus imprimiu no nosso ser a vocação irrecusável à comunhão no amor. De tal modo que o apelo a sermos o que somos implica que a família descubra e encontre em si mesma o apelo inextinguível que define a sua dignidade e responsabilidade”.
Por isso exortou: «Família, torna-te aquilo que és»!

Recordando a sua recente carta Pastoral Ir ao coração da Igreja, Dom Marto aproveitou para recordar às famílias que “temos de dizer “sim” à comunhão, à co-responsabilidade e à renovação pelo Evangelho e pela leitura dos sinais dos tempos; e dizer “não” à divisão, à desresponsabilidade e à estagnação”.

“O mesmo vos direi para vos encontrardes com a verdade da família e esta, permanentemente, se tornar aquilo que é. Unidos e corresponsáveis no discernimento dos valores humanos e da família, abraçai a sua missão e a sua verdadeira identidade. Não fiqueis inertes aos desvios e ataques à dignidade humana e aos autênticos valores familiares”, animou Dom Antônio.

Finalmente o prelado pediu às famílias que descubram “o papel importante da família como “Igreja doméstica”, isto é, Igreja presente na casa familiar, primeira célula viva da família maior que é a Igreja, primeira expressão encarnada da comunhão que caracteriza a comunidade cristã: perseverante no ensino da fé, na comunhão e partilha fraterna, na Eucaristia e na oração, no testemunho do amor e do serviço”.   

“A cada família renovo o meu apelo vibrante: «“Família, reaviva o dom da comunhão que está em ti! Cultiva a espiritualidade da comunhão”!» concluiu o prelado em sua mensagem de Natal aos fiéis de Leiria-Fátima .