Dom José Gea Escolano, Bispo Emérito de Mondoñedo Ferrol, enviou uma carta aberta ao Bispo de San Sebastián, na Espanha, Dom José Ignacio Munilla, na qual manifesta o seu apoio ante os ataques de sacerdotes inconformados com sua designação.

Desde que se fez pública sua nomeação episcopal em novembro, setores afins à esquerda espanhola –incluindo sacerdotes– criticaram o novo Bispo, que é natural de San Sebastián, acusando o de conservador e de querer mudar o rumo da Igreja local. A controvérsia chegou ao seu ponto máximo quando esta semana, 85 sacerdotes assinaram um comunicado no que rejeitam sua presença na diocese.

Diante desta situação, diversas personalidades se solidarizaram com Dom Munilla, quem foi nos últimos anos Bispo de Palencia. Um destes é Dom Escolano, quem serve como missionário no Peru.

Dom Escolano explica em sua carta que "não é agradável que a maioria do clero rejeite o Bispo nomeado pelo Santo Padre. O Pai Santo enviou Jesus ao mundo e já sabem como o receberam; de entrada, perseguiram-no à morte; e sabem também como acabou. O que se conseguiu com isso? Nada menos que a salvação do mundo. Eu não sei quanto tempo vai supor a mudança deste clima, mas tenha a certeza de que isto mudará porque sua atitude é de obediência e Deus está contigo".

"O que não me explico é como uns sacerdotes que no dia de sua ordenação sacerdotal, com suas mãos entre as mãos do bispo disseram ‘prometo’ quando o bispo lhes perguntou ‘promete para mim e a meus sucessores reverência e obediência?’. Uma pessoa se pergunta quê classe de obediência prometeram? Porque dão a impressão de ter prometido obediência sempre que mandem o que eles querem", indicou.

Do mesmo modo, manifestou que sua opinião "ante este fato é que se faz necessária uma mudança de rumo em uma diocese quando a absoluta maioria dos sacerdotes não admite o seu bispo. Que mudança? Não sou quem para dizê-lo, mas uma mudança profunda sim acredito que seja necessária. Você é daí e suponho que já deve ter pensado sobre isso. O que te digo é que não tenhas medo".

"Quem sou eu para me colocar em camisa de onze varas? Ninguém, é certo. Mas estando eu aqui em terras americanas desde minha aposentadoria como Bispo emérito de Mondoñedo Ferrol e vendo de longe os problemas da Espanha, permiti-me escrever estas letras para que veja que desde além-mar, estou contigo como suponho que estarão os irmãos bispos da Espanha", concluiu.