A Fazenda da Esperança, instituição que tem por objetivo recuperar dependentes de droga e alcoólicos, que nasceu no Brasil em 1983, vai abrir a sua primeira casa em Portugal numa quinta de Maçal do Chão, no concelho de Celorico da Beira, informou em nota de imprensa da agência Ecclesia.

O projecto da Fazenda da Esperança vai desenvolver-se numa quinta agrícola com cerca de 7,5 hectares de terreno, e de acordo com o padre Carlos Helena, pároco de Maçal do Chão e presidente do Conselho Fiscal da Associação da Fazenda da Esperança em Portugal. No início, será construída apenas uma casa, mas o responsável referiu que o projeto será aumentado gradualmente, à medida das necessidades. O sacerdote afirmou que está previsto que a casa tenha uma capela, mas “se forem construídas várias casas, vamos construir uma capela comum”, acrescentou.

O padre José Manuel Martins, pároco de Celorico da Beira e presidente da Associação Fazenda da Esperança em Portugal, contou ao Jornal “A Guarda” que a instituição, que irá construir uma residência masculina, destinada a acolher utentes adolescentes, jovens e adultos, utiliza um método de tratamento “diferente em relação aos outros”. Explicou que a metodologia curativa assenta em três pilares: trabalho, vida comunitária e espiritualidade .

“O objetivo não é apenas recuperar da droga ou do álcool, mas levar os utentes a recuperar a liberdade e a esperança. Curá-los por dentro”, afirmou o Pe. Martins, recordando que a Fazenda da Esperança nasceu no Brasil em 1983, fundada por um leigo, Nelson Rosendo e por um frade franciscano alemão, O Pe. Hans Stapel, que trabalha naquele país. O Papa Bento XVI visitou a Fazenda da Esperança no Brasil em 2007 dando um grande impulso à obra.

Segundo o presidente da instituição, o projeto já foi aprovado pelo Bispo da Diocese de Guarda “e o que se exige é o envolvimento dos párocos para darem assistência espiritual”. O Pe. Martins, em declarações recolhidas pela agência ecclesia adiantou também que a primeira casa, que representa um investimento da ordem dos 250 mil euros, poderá albergar 16 pessoas incluindo 4 serão sacerdotes, e deverá começar a ser construída no início da Primavera.

Para o início do projecto, a Associação Fazenda da Esperança conta com o apoio da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) da Alemanha, que contribui com cerca de 20% do valor total da obra. “O restante valor será de donativos a recolher daqui para a frente”, comentou o padre José Manuel Martins.O Pe. Martins acrescentou também que se bem  “o projeto é para Portugal” haverá “intercâmbio entre as casas já existentes”.

O local onde a Fazenda da Esperança vai instalar-se será visitado este fim-de-semana pelo padre Christian, responsável pelas Fazendas na Europa (Alemanha e Rússia), que estará acompanhado por 2 jovens que se recuperaram nas Fazendas da Esperança.
O Projeto além do Brasil e Portugal se encontra presente também na Argentina, Guatemala, Alemanha, México, Moçambique, Paraguai, Filipinas, Rússia e Uruguai.