O Arcebispo de Madrid, Cardeal Antonio Maria Rouco Varela, alentou os fiéis a pedirem à Sagrada Família que proteja a instituição familiar diante dos ataques à vida desde a concepção, a promoção do divórcio e a intromissão do Estado na formação moral dos filhos.

Em uma carta pastoral com motivo da celebração da solenidade da Sagrada Família, no próximo 27 de dezembro, o Cardeal afirmou que são muitos os motivos para unir-se em oração e pedir pelos "problemas tão graves" que afetam à instituição familiar.

Conforme informou o canal espanhol COPE, o Cardeal se referiu à defesa da vida, "à união indissolúvel do matrimônio entre o homem e a mulher, o significado transcendente da sexualidade humana e do amor conjugal, a educação cristã dos filhos e o direito dos pais a formá-los segundo suas próprias convicções religiosas e morais", assim como os problemas econômicos e a pobreza.

Depois de reafirmar que a família é um dom de Deus, o Arcebispo indicou que este ano se abriu o horizonte da celebração "a outras Igrejas da Europa, que vivem também preocupadas com a situação que atravessa a instituição familiar. Por isso, acompanhar-nos-ão alguns cardeais da Europa e da Cúria romana".

O Cardeal Rouco exortou os espanhóis "a participarem desta celebração e dar testemunho da graça de ser cristãos em família", porque isso "será o melhor anúncio de que o evangelho de Cristo tem raiz em nossa sociedade" e que a família cristã "contribui à sociedade uma vida nova".

"Ocasiões como estas nos ajudam a recuperar o sentido de nossa pertença à grande família dos filhos de Deus", afirmou.