O Papa Bento XVI recebeu esta manhã o Presidente da Conferência Episcopal da Irlanda, Cardeal Sean Brady, e o Arcebispo de Dublin, Dom Diarmuid Martin, para tratar o delicado tema dos abusos sexuais por parte de alguns membros do clero. O Santo Padre reiterou sua profunda dor por estes fatos, expressou sua solidariedade às vítimas e anunciou uma carta pastoral sobre o tema.

Depois da reunião com estes prelados irlandeses e alguns membros da Cúria Vaticana, ademais do Núncio Apostólico na Irlanda, a Santa Sé deu a conhecer um comunicado no qual se destaca que o Papa "escutou suas preocupações e conversou com eles sobre os traumáticos eventos que foram apresentados no relatório da Comissão Irlandesa de Investigação sobre a Arquidiocese do Dublin".

O texto assinala que "logo depois de um atento estudo do Relatório, o Santo Padre se sentiu profundamente contrariado e aflito por seu conteúdo. Por isso, uma vez mais deseja expressar seu profundo pesar pelas ações de alguns membros do clero que traíram sua promessa solene a Deus, assim como a confiança posta neles pelas vítimas e suas famílias, e pela sociedade inteira".

O Papa Bento XVI, prossegue o comunicado, "compartilha a indignação, o sentimento de traição e a vergonha experimentados por muitos dos fiéis na Irlanda, e se une com eles em oração por este tempo difícil na vida da Igreja".

O Pontífice, explica a nota, "pede aos católicos na Irlanda e em todo o mundo que se unam a ele em oração pelas vítimas, suas famílias e todos os afetados por estes crimes atrozes".

Do mesmo modo, Bento XVI assegura "a todos os envolvidos que a Igreja seguirá este grave assunto com a mais próxima atenção para entender melhor como estes vergonhosos eventos chegaram a acontecer e para desenvolver estratégias efetivas e seguras para acautelar que voltem a passar".

"A Santa Sé –continua o texto– toma muito a sério o assunto principal indicado no Relatório, incluindo os assuntos relativos ao governo dos líderes da Igreja local com a responsabilidade última pelo cuidado pastoral das crianças".

Finalmente o comunicado explica que "o Santo Padre deseja dirigir uma Carta Pastoral aos fiéis na Irlanda na qual indicará claramente as iniciativas que sendo tomadas para responder à situação. Para terminar, Sua Santidade alenta a todos os que dedicaram suas vidas ao generoso serviço das crianças a perseverar em seus bons ofícios a imitação de Cristo, o Bom Pastor".