O Papa Bento XVI recebeu esta manhã em audiência privada o Presidente da Alemanha, Horst Köhler, com quem conversou, entre outros temas, sobre o 20º aniversário da queda do Muro de Berlim e o 60º aniversário da República Federal Alemã; assim como a junta econômica internacional.

No comunicado dado a conhecer pelo Escritório de Imprensa da Santa Sé se lê que "nas cordiais conversas se realizou um intercâmbio de opiniões sobre vários temas: recordou-se o concerto pelo duplo aniversário: a fundação da República Federal da Alemanha e o 20º aniversário da queda do Muro de Berlim, ocasião da visita do Presidente ao Vaticano".

Do mesmo modo, assinala a nota, tratou-se "a atual crise econômica com suas conseqüências sobre a situação internacional, de maneira particular na Europa e no continente africano".

Depois do encontro com o Papa, o mandatário alemão se reuniu também com o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado, quem esteve acompanhado do Arcebispo Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados.