Retirada dos crucifixos nas salas de aula
Cardeal Rouco considera "muito doloroso" acordo e confia que finalmente não seja efetivado
 
Cardeal Antonio María Rouco Varela, Presidente da Conferência Episcopal Espanhola

SALAMANCA, 03 Dic. 09 / 10:38 am (ACI/Europa Press)

O Presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Cardeal Antonio Maria Rouco Varela, manifestou em Salamanca que o acordo alcançado na Comissão de Educação do Congresso para a retirada dos crucifixos nos centros escolar é "muito triste e muito doloroso".

Ao mesmo tempo, sublinhou que confia que esta decisão "permaneça no nível de Comissão" e não seja efetivado dado que "priva as famílias e as crianças espanholas nas escolas do Estado de poder ver" o sinal "mais fundamental e característico de sua fé, e da fé que configurou sua história pessoal, a história de suas famílias e a história de seu povo".

Do mesmo modo, o Cardeal Rouco Varela assinalou que o crucifixo "não é um sinal apenas religioso, é sinal de um humanismo que fez transpirar o mundo inteiro com valores como o perdão ou a misericórdia".

O Presidente da Conferência Episcopal criticou também o "método" desta decisão posto que "a democracia funciona com a liberdade e não com a imposição, facilitando que os direitos possam ser exercidos e não limitados".

Assim o destacou durante sua visita à sede central da Universidade Pontifícia de Salamanca (UPSA), onde presidiu a imposição da Medalha de Ouro da instituição acadêmica ao vice-presidente da Conferência Episcopal Espanhola e bispo de Bilbao, Ricardo Blázquez, que durante 14 anos foi professor na Faculdade de Teologia.

Vice-presidente da Conferência

Dom Ricardo Blázquez, igualmente, referiu-se à polêmica sobre a retirada dos crucifixos. "É um signo religioso, é um sinal da nossa história e é um sinal da nossa cultura, temos que acolher nossa história, não é bom que uma sociedade esqueça sua história", acrescentou.

O Vice-presidente da Conferência Episcopal Espanhola expôs que "a solução para a convivência de uma sociedade plural é o respeito e não o vazio".

Quanto à polêmica sobre a nova Lei do Aborto, Dom Ricardo Blázquez incidiu que a vida começa "desde a concepção" e "ninguém tem direito a privar um ser humano do seu direito fundamental".

Por outra parte, o Vice-presidente da Conferência Episcopal mostrou sua satisfação pela entrega da Medalha de Ouro da Universidade Pontifícia de Salamanca, onde ensinou por 14 anos e recordou com carinho "a relação tanto acadêmica como pessoal com os estudantes". "Foi um capítulo muito importante de minha vida que eu sempre recordo", concluiu.