Um grupo de 300 católicos japoneses que assistiram à Audiência Geral desta quarta-feira obsequiou ao Papa Bento XVI um relicário com restos do jesuíta Pietro Kibe, beatificado o passado 24 de novembro de 2008 em Nagasaki junto a seus 187 companheiros mártires.

Ao comemorar um ano da beatificação destes 188 mártires, o grupo de católicos japoneses fez entrega do presente ao Santo Padre, como amostra de agradecimento por contar agora com estes beatos, que foram assassinados na primeira metade do século XVII por sua fidelidade a Cristo e ao Papa.

Os 188 beatos foram executados entre 1603 e 1639 sob o "shogunato" (governo militar) dos Tokugawa, que proibiram o Cristianismo. O Pe. Pierre Kibe foi ordenado em Roma em 1620 antes de voltar para o Japão e ter que celebrar em segredo. Capturado, foi torturado durante 10 dias até que morreu.

As investigações sobre estes beatos duraram mais de 15 anos. O processo canônico se abriu em 1996 e o Papa Bento XVI promulgou o decreto de beatificação em 1 de junho de 2007.

Na audiência geral desta quarta-feira, o Papa Bento XVI também recebeu a saudação de uma judia alemã de 84 anos sobrevivente da Segunda guerra mundial, Cäcilie Peiser, quem lhe obsequiou sua biografia autografada. Chegou acompanhada do salesiano Norbert Hofmann, Secretário da Pontifícia Comissão para as Relações Religiosas com o Judaísmo.