A cavalo, em limusine, em navio, em helicóptero e inclusive em asa delta, os três Reis Magos chegaram à Espanha ontem quinta-feira, acudindo assim o encontro anual com os milhões de crianças que esperavam em toda a Espanha... sem que nenhum severo socialista reclamasse pela “invasão religiosa do espaço público”.

As reclamações de “secularidade”, de “separação Igreja-Estado” ou de “religião fechada aos templos” não foram respeitados nem pelos prefeitos socialistas de numerosas regiões espanholas, que não só não impediram, mas também inclusive contribuíram para o desfile de Melquior, Gaspar e Baltasar pelas principais cidades espanholas.

Em Guijón, os Reis Magos chegaram ao porto esportivo a navio; em Logroño chegaram de helicóptero a um estádio repleto por mais de 60,000 crianças; enquanto que na localidade de Alarilla (no centro da Espanha), chegaram em asa delta.

Em Oviedo, o prefeito, Gabino de Lorenzo, convidou os Reis Magos do Oriente ao balcão da prefeitura e pediu como presente à cidade, diante das milhares de crianças que esperavam ansiosas, a ascensão do clube de futebol local à primeira divisão da Liga.

Em Guijón, a Prefeita Paz Fernández Felgueroso recebeu a “suas Majestades” no balcão da Prefeitura para cumprimentar todos as crianças. Ali, Melquior, Gaspar e Baltasar tiveram palavras de alento para os afetados pelo maremoto do sudeste asiático e para as vítimas do 11-M; e desejaram que este 2005 seja “um ano de paz e felicidade para todos”.

Em Astúrias, os Reis Magos desfilaram em magistrais limusines decoradas luxuosamente enquanto percorriam as ruas canguesas pela praça de Astúrias e Maior até chegar à praça de La Oliva, onde foram recebidos por um dos mais impressionantes espetáculos de fogos.

Os Reis Magos também chegaram, desafiando o frio, à região da Cantabria. Segundo o jornal “O Montañés”, “a pergunta infantil mais repetida foi como é possível que estejam em todos lados ao mesmo tempo? Os pais tiveram, de novo, a resposta acertada ‘porque são Magos’”.

A cavalgada dos Reis em Santander foi especialmente maciça,  pois na região esta festa é a maior manifestação de religiosidade popular do ano.

Em Porto Real (Cádiz), a procissão dos Reis Magos partiu do colégio La Salle acompanhada de seis limusines. Melquior, Gaspar e Baltasar, pajens e demais acompanhantes distribuíram durante o percurso 2.000 bichinhos de pelúcia e mais de 4.000 guloseimas.