Usando o site Youtube de vídeos pela Internet, o líder do Movimento Cristão Liberação (MCL), Oswaldo Payá Sardiñas, mostrou a realidade que diariamente vivem milhões de cubanos, de pobreza, exclusão e opressão por causa do regime comunista, e reafirmou que o Projeto Varela é o caminho para obter a transição da ilha à democracia.

Sob o título "Já é hora", o líder dissidente relatou e mostrou imagens de Cuba onde se aprecia o nível de pobreza em que vivem as pessoas, os quais, assinalou Payá, não podem assegurar nem sequer o alimento da semana. "A verdadeira Cuba é neste momento o fruto de um regime de exclusão", afirmou.

Nesse sentido, criticou o regime comunista que tomou o poder em 1959 com a desculpa da igualdade, mas que se apropriou de todos os recursos "não para o Estado, nem para o Partido, mas para um grupo de poder (…) que hoje são os novos capitalistas, os novos ricos (que) vivem em bairros chamados ‘zonas congeladas’" e que "seriam invejados pelos milionários de outros países, enquanto dizem ‘socialismo ou morte’".

Esta realidade, indicou, faz que milhares de jovens, "possivelmente milhões de jovens" sonhem que sair do país é o único caminho. Advertiu que os jovens cubanos não emigram, mas que "eles escapam porque todas as portas são fechadas para eles" e não encontram nenhuma perspectiva dentro de Cuba.

A revolução de Fidel Castro, recordou, tomou o poder com a promessa de restaurar a democracia, entretanto, agora "revolução" se converteu "no sinal da opressão, da falta de liberdade" para todos os cubanos.

O Projeto Varela

Diante desta realidade, o MCL liderado por Oswaldo Payá promove o Projeto Varela, que é uma demanda cidadã para que através de um referendo "os cubanos possam dizer livremente o que querem" e possam escolher o seu Governo, "e assim desenvolver uma era de democracia" segundo sua vontade.

Afirmou que na consulta o povo poderá dizer se quiser "mudanças nas leis que garantam a liberdade de expressão, a liberdade de associação, a liberação dos detentos políticos pacíficos, que os cubanos possam ter seus próprios negócios, liberdade econômica para trabalhar, criar".

Payá recordou que em 1997 teve a oportunidade de viajar aos Estados Unidos, onde uns amigos lhe propuseram ficar com sua família e não retornar a Cuba. Entretanto, manifestou que Cuba é seu país e "se hoje não for livre, devemos lutar para que seja livre".

Nos vídeos postos no ar, o líder do MCL também recordou aos cubanos encarcerados por pensar distinto ao Governo. Disse que o número de prisioneiros políticos é alto e que os 75 opositores pacíficos capturados durante a Primavera Negra semearam a esperança e "são a fé em que a liberdade é possível".

Finalmente convidou a todos os cubanos a participarem do Diálogo Nacional e afirmou que "uma Cuba sonhada é a que está nos corações de muitos cubanos que ainda sonham e que sabemos que temos que construí-la nós mesmos".

Os vídeos (em espanhol) podem ser vistos em:
http://www.youtube.com/watch?v=ugAh1CfcH5U&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=Bn7vh4n7VfA&feature=related