No domingo, 22 de novembro, a Igreja no Brasil celebra a festa de Cristo Rei e o Dia Nacional dos Cristãos Leigos. Este ano, a festa coincide com o encerramento do Ano Nacional Catequético, lançado pela CNBB no mês de abril.

Segundo o presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, Dom José Luiz Bertanha, a data foi escolhida porque “na ocasião (festa de Cristo Rei), os leigos da Ação Católica faziam sua adesão de pertença a esse movimento e, nessa festa, a cada ano, renova-se o compromisso com o reinado de Jesus de Nazaré, contribuindo com a construção da sociedade justa, fraterna e solidária; para que haja vida para todos” - recorda o bispo em declarações recolhidas na página web da CNBB

O bispo assinalou também os ensinamentos do Concílio Vaticano sobre os leigos e seu papel na Igreja.
“O Concílio Vaticano II –afirma o prelado- resgatou o papel fundamental dos leigos como membros do Povo de Deus e protagonistas da Evangelização e da promoção humana. São homens e mulheres da Igreja no mundo e homens e mulheres do mundo na Igreja”, explica Dom Bertanha em suas declarações.

“Precisamos valorizar e incentivar os Conselhos de Leigos, seja no âmbito Nacional, Regional, assim como nas Igrejas Particulares, pois são instrumento válido, ativo e necessário para contribuir com a melhor compreensão da vocação laical bem como sua missão no meio do mundo e na comunidade eclesial”, conclui dom Bertanha.

Este ano, a comemoração do Dia dos Leigos coincide com o encerramento do Ano Catequético Nacional lançado pela Igreja no Brasil. Segundo cálculos da CNBB, no país há mais de 600 mil catequistas e a maioria são leigos.