A Mesa Coordenadora Nacional pela Vida rechaçou energicamente "toda proposta de legalização do aborto no Uruguai, como violadora dos direitos humanos e entre eles do mais importante de todos", ante as próximas eleições presidenciais que se realizarão em 29 de novembro.

Os pró-vidas reiteram no texto "seu compromisso com a defesa do direito à vida de todo ser humano desde a concepção até a morte natural" por isso rechaçam "toda proposta de plebiscito de um direito inerente à pessoa humana, que só pode ser reconhecido como tal pela legislação".

A Mesa Coordenadora Nacional pela Vida do Uruguai reitera além disso "seu compromisso com a ajuda à mulher grávida em situação angustiosa, que deve ser promovida por lei do mesmo Estado para fazer efetiva a solidariedade que faça possível o nascimento de um novo cidadão".

Por isso, convocam "a todos os uruguaios defensores da vida humana, sem distinção de religiões nem partidos políticos, a dizer ‘presente’ em um momento crucial da história do país, no que se enfrentam em uma votação a defesa do direito à vida e a proposta de seu desconhecimento legal".

Finalmente reiteram o convite para que esta segunda-feira 23 de novembro às 7:00 p.m. (hora local) todos os uruguaios que queiram fazer sentir sua voz em defesa da vida se encontrem na esplanada da Universidade da República, para partir logo por 18 de Julho até a Praça Liberdade.