O Padre Jorge Chapa, Doutor em Direito Canônico e diretor do Departamento de Religião do Colégio Erain de Donostia San Sebastián (Espanha), assinalou que as novas tecnologias aplicadas ao ensino de religião procuram “vestir o conteúdo doutrinal que não mudou com uma ‘roupagem nova e inovadora’, que chegue a impregnar os alunos”.

Em uma entrevista concedida ao escritório de imprensa do Arcebispado de Lima depois do seminário que realizou na capital peruana sobre a aplicação das novas tecnologias à área de religião, o Padre Chapa assinalou que se trata de “falar com os alunos com a linguagem que eles empregam habitualmente: o visual e informático”.

Do mesmo modo, o sacerdote afirmou que o meio de combater os desafios marcados pelo Papa Bento XVI na área do ensino de religião –como são o relativismo, um laicismo agressivo e a falta de prática religiosa nas famílias– é “a catequese e a Educação Religiosa Escolar”.
“trata-se de ensinar os alunos a ‘pensar em cristão’, porque eles serão os que deverão que mudar as leis atuais que não respeitam a dignidade da pessoa humana. Neste contexto, falou-se das necessidades de utilizar o Catecismo e o Compêndio”, adicionou.

Finalmente, ao referir-se à incursão dos sacerdotes no uso das novas tecnologias o Padre Chapa indicou que neste campo “sempre poderemos pôr nosso grãozinho de areia”, já que “as possibilidades nos novos meios são enormes”.

Mais informação em espanhol: www.erain.es/departamentos/religion