O Secretário Geral da Conferência Episcopal do Uruguai, Dom Luis do Castelo Estrada, pediu aos candidatos em campanha à presidência do país que "atendam a tarefa de construir um país fraterno, em paz, solidário e que não sejam como titãs no ringue".

O Prelado fez estas declarações à rádio Del Sol, onde também afirmou que "o respeito e o enriquecimento mútuo deve ser o modo específico de enfrentar a campanha".

"Queremos seguir construindo um país em paz no qual respeitemos nossas diferenças e esta pluralidade de modos de pensar, que é característica da nossa cultura", indicou.

Do mesmo modo, o Prelado assinalou que a Igreja pode cumprir um rol articulador fazendo "que os nossos representantes escutem que nós os representados não estamos cômodos neste clima, e que nossa preocupação é que se busquem soluções com políticas de Estado, com acordo, com coincidência".

"Sem dúvida a Igreja pode cumprir essa função mas confio que não estaremos sozinhos, que outros atores da sociedade civil participarão desta tarefa de acordos, e temos o respaldo majoritário de uma opinião que não se manifesta em canais partidários, mas que está relacionada com um sentido de como queremos que este país seja", adicionou.