O Arcebispo de Madrid e presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Cardeal Antonio María Rouco Varela, afirmou esta quarta-feira que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2011 dará "um grande impulso" à Madrid, também no aspecto econômico.

Durante a apresentação da página Web deste evento www.jmj2011madrid.com o Cardeal anunciou que o Congresso dos Deputados declarou a JMJ como "evento de interesse geral", que, em sua opinião, facilitará as ajudas para sua organização.

Neste sentido, e ante sua reunião recentemente com representantes do IBEX-35, o Cardeal Rouco Varela assinalou que a Igreja necessita da ajuda de todos: "empresários, autoridades e do povo de Deus".

Sobre sua relação com os distintos organismos públicos na organização da JMJ, o prelado destacou a "disponibilidade pronta" a colaborar tanto do Governo, a Comunidade de Madrid e a Prefeitura de Madrid. Neste sentido, citou expressamente à primeira vice-presidenta do Governo, María Teresa Fernández de la Vega; à presidenta da Comunidade de Madrid, Esperanza Aguirre; e ao prefeito de Madrid, Alberto Ruiz Gallardón.

Por outra parte, o Cardeal Rouco Varela anunciou que a Eucaristia inaugural da JMJ terá lugar na Praça de Cibeles em 16 de agosto de 2011. Será presidida pelo Papa Bento XVI, quem chegará à plataforma habilitada pela rua Alcalá.

Os dois eventos principais da semana, a vigília do sábado e a Missa do domingo, terão lugar no aeródromo de Quatro Ventos, lugar que acolheu há seis anos o encontro do então Papa João Paulo II com os jovens espanhóis. Outra das novidades será o Via Crucis, que nesta ocasião não será representado com pessoas, mas com imagens da Semana Santa espanhola.

Além destas atividades, haverá catequeses com bispos, visita a museus, grandes concertos para os jovens que vão a Madrid, que a organização calcula que serão aproximadamente dois milhões.

O estado não contribui com dinheiro

Conforme informou esta quarta-feira a organização, a estimativa de gastos para a JMJ de Madrid "estará sensivelmente por debaixo das anteriores". Em qualquer caso, apontou que o custo é "muito inferior" a outros grandes eventos como Jogos Olímpicos ou grandes concertos.

Os gastos da JMJ se dividem em dois: os gastos relativos ao alojamento e manutenção dos jovens, que são cobertos por eles mesmos; e os gastos gerais de organização, que receberão ajuda das empresas patrocinadoras e dos donativos de pessoas.

Por sua parte, as administrações públicas não contribuem com dinheiro, mas sim colaboram facilitando instalações públicas e os serviços gerais de segurança, transporte ou saúde.