A Câmara dos Deputados  vai homenagear o bispo diocesano de Petrópolis (RJ), Dom Filippo Santoro, com a medalha Mérito Legislativo Câmara dos Deputados. A solenidade acontece no dia 11 de novembro, às 15h, no Salão Negro do Palácio do Congresso Nacional. A homenagem se deve à atuação de Dom Filippo junto aos agentes públicos e pelo trabalho desenvolvido na Pastoral dos Católicos na Política.

Continuando com as homenagens o bispo de Petrópolis tomará posse, no dia 26 de novembro, na Academia Brasileira de Filosofia, ocupando a Cadeira número 36, como membro titular. O Bispo agradeceu a sua indicação e manifestou seu contentamento com sua eleição, principalmente por ocupar a cadeira que tem como patrono Padre Manuel da Nóbrega, e que foi ocupada pelo membro fundador da Academia, Padre Stanilavs Ladusãns (S.J.).

Dom Filippo Santoro lembra que Padre Manuel da Nóbrega foi missionário jesuíta português e através dele temos os primeiros relatos, do ponto de vista de um evangelizador de como era a sociedade no Brasil no inicio da colonização. Ele também destacou a importância do Padre Stanilavs Ladusãns, como um grande estudioso do neo-tomismo brasileiro, afirmando que, por isso sente uma grande alegria em ocupar a cadeira de número 36.