Multidões são esperadas para a 196ª Festa de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná, edição 2009, que acontece em Paranaguá entre os dias de hoje, 06 a 16 de novembro, informou o serviço de informação do Regional Sul 2 da CNBB.

Ao lado dos bispos e arcebispos do Paraná, os Missionários Redentoristas oferecerão uma extensa agenda religiosa e social, com missas, bênçãos especiais e atividades de lazer e entretenimento, a partir do tema central da festa para este ano: "Senhora do Rocio, Nossa Mãe".
Nossa Senhora do Rocio tornou-se oficialmente Padroeira do Paraná graças ao pedido dos bispos deste estado ao Papa Paulo VI. Assim, em 30 de julho de 1977 Paulo VI declarou Nossa Senhora do Rocio padroeira do Paraná, e desde então, a devoção tem crescido em todas as regiões deste estado.

A programação litúrgica, da Padroeira do Paraná, reserva momentos especiais de bênçãos e graças.
Além da dimensão religiosa, a organização da festa prevê para todos dos dias uma mostra artístico-cultural no palco externo, montado na Praça da Fé. No decorrer dez dias, o Santuário irá oferecer aos turistas, peregrinos e romeiros, shows artísticos e musicais com a presença do Pe. Reginaldo Manzotti e do Pe. Zezinho, entre outros.
 
Serão mais de 40 equipes que estão diretamente envolvidas na Festa do Rocio 2009. A renda obtida na festa será revertida na evangelização, expansão da devoção de Nossa Senhora do Rocio. Assim como nos projetos de reforma e ampliação do Santuário do Rocio. Serão também consideradas as obras sociais do Santuário.

 A divulgação da festa será feira por meio das emissoras de rádio e TV e jornais local e do Paraná site assim como através da página do Santuário (www.rocio.org.br) que também será um grande veículo de divulgação, informaram os organizadores.