O Arcebispo de Barcelona, Cardeal Lluís Martínez Sistach, assinalou que a decadência moral é um fenômeno universal que não deve desanimar os católicos, mas sim alentá-los a recuperar o nível moral da sociedade desde a fé, que "possibilita a realização dos autênticos valores humanos".

Em uma mensagem titulada "Recuperar o nível moral", o Cardeal afirmou que a crise de valores, que não é exclusiva da Espanha, "deve mover a nós cristãos a vivermos e darmos testemunho com os fatos de que a antropologia cristã, desvelando a dignidade inviolável de toda pessoa, ilumina e possibilita a realização dos autênticos valores humanos e inspira e sustenta o compromisso do testemunho cristão na vida pessoal, cultural e social".

"O centro do cristianismo não é o anúncio do império e a vitória do mal, mas a proclamação da redenção e a superação do pecado e do mal de todo tipo. A aceitação da desmoralização nunca é cristã, como tampouco o é o desespero e o desânimo, sinais de pouca fé", explicou.

O Cardeal indicou que a pessoa e a sociedade necessitam "um determinado sistema de valores". "Um valor é aquilo que (…) favorece uma plena realização, move e orienta a conduta das pessoas e os grupos no seio de um povo", explicou.

Nesse sentido, recordou que o beato João XXIII, em sua encíclica Pacem in Terris, indicou que os quatro grandes valores de verdade, justiça, amor e liberdade devem "presidir o bem integral das pessoas e das sociedades". Entretanto, a atual crise econômica foi fruto da queda moral, como é "o deixar-se levar pela desonestidade e a cobiça a qualquer preço".

O Cardeal Martínez Sistach indicou que pensadores se perguntam se as religiões "podem garantir à sociedade, como já fizeram no passado, uns valores que sejam como sua bússola de navegação das pessoas e da sociedade inteira". Disse que "seja qual for a resposta" os fiéis têm a grave obrigação de não desmoralizar-se, pois a presença do mal no mundo não deve surpreender o cristão.