O Secretário Geral da Conferência Episcopal Espanhola e Bispo Auxiliar de Madrid, Dom Juan Antonio Martínez Camino, lamentou a sentença do Tribunal de Estrasburgo de vetar os crucifixos nas salas de aula da Itália e comentou que estes são "um símbolo de liberdade".

Ao apresentar uma nota da CEE pelo 50º aniversário da iniciativa “Manos Unidas”, o Prelado assinalou que "é injusto e discriminatório que se queira encerrar o crucifixo ao âmbito do privado", conforme informa a nota da cadeia COPE.

Dom Martínez Camino disse também que "o crucifixo é símbolo de liberdade e da distinção entre o poder civil e o poder religioso; e que se este desaparecer da vida pública, perderemos todos os alcances da cultura ocidental ligada a nossos valores".

O Bispo também lamentou as últimas cifras sobre abortos na Espanha, quase cento e vinte mil em um ano, e destacou que constituem "o reflexo da situação dramática que vive nossa sociedade Quando são eliminados milhares de crianças" pelas quais, ademais, "ninguém pode alegrar-se”.

É necessário em vez, disse, "procurar leis que apóiem às mulheres".