Um grupo de jovens, mulheres e agricultores católicos construíram em apenas 6 meses 33 casas "dignas para que vivam os filhos de Deus" para famílias do povoado de Mucuchíes no estado de Mérida (Venezuela), que em sua maioria viviam em espaços alugados ou em algum lugar emprestado.

Conforme assinala a nota de imprensa, o promotor do projeto "Uma telha pela vida" foi o pároco da igreja Santa Luzia do Mucuchíes, Padre Carlos Zambrano, quem faz sete meses atrás procurou "entre os habitantes da capital do município Rangel (ao que pertence o povoado) quais queriam somar-se" à iniciativa.

Na cerimônia de entrega das 33 casas de 90 metros quadrados "com todo o ornamento necessário para esta zona", o Arcebispo de Mérida, Dom Baltazar Enrique Porretes Cardozo, assinalou que "ao analisar os custos destas casas, sabemos que se fizeram com preços por debaixo de qualquer tabulador de uma instituição governamental e talvez seja até de melhor qualidade".

Por sua parte, o Padre Zambrano afirmou que "a igreja desde o começo esteve caminhando de mão dada com os necessitados e esta é uma manifestação visível do amor de Deus. A segunda etapa, com cinqüenta e cinco casas mais, para somar oitenta e oito, serão entregues em 28 de dezembro".

Moraima Albarran, uma das beneficiadas com a entrega dos novos lares, expressou que "faz muito tempo tinha este terreno, embora tenha pedido ajuda dos entes governamentais foi da noite para o dia que se apresentou esta oportunidade, bendito seja Deus porque temos uma casa digna, bonita e cômoda com o esforço de todos".

Com o desejo de arrecadar recursos para a culminação do projeto, diversos artistas regionais gravaram um disco compacto com temas alusivos a todos os santorais que se celebram em Mucuchíes, assim como um tema dedicado ao Padre Carlos Zambrano e ao projeto "Uma telha pela vida". O disco está à venda na paróquia Santa Lucia de Mucuchíes.