Dom. Joseph Partan, bispo da diocese tailandesa de Surat Thani, afirmou que a Igreja no país se organizou para que a ajuda chegue aos lugares devastados pelos maremotos que são inalcançáveis para as instituições do governo.

Em declarações à Agência de Notícias Salesianas (ANS), o Bispo indicou que se formaram grupos de religiosos e leigos para acompanhar psicológica e fisicamente os atingidos, recolher informação adicional e dar uma imediata assistência médica.

Depois de informar sobre a situação em sua diocese, que foi uma das mais devastadas pelo maremoto, o prelado salesiano disse que se criou um plano de ação que permitirá apoiar a população atingida.

Dom. Partan informou que também  estão preparando "um livreto em três línguas, thai, inglês e italiano, com a descrição de tudo o que aconteceu e com fotografias que mostram os danos ocasionados".

Sobre as crianças que ficaram órfãns, o Prelado indicou que o rei da Tailândia se ofereceu a ajudá-los.

O Bispo também indicou que nesta desgraça se percebeu a solidariedade que existe dentro da Igreja Católica com todos aqueles que sofrem sem discriminação alguma.

A congregação salesiana, a qual pertence Dom. Partan, tem uma forte presença nesta parte do mundo de maioria budista e muçulmana.