O Instituto Diocesano de Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa inicia as suas atividades esta terça-feira, a sessão inaugural ocorrerá nas instalações da Igreja do Santíssimo Coração de Jesus, que acolherão a sede do novo organismo diocesano, informaram fontes da agência Ecclesia e do Patriarcado de Lisboa em notas divulgadas em seus respectivos web sites.

 A sessão de abertura do Instituto Diocesano da Formação Cristã será presidida pelo Cardeal Patriarca, no dia 3 de Novembro, às 21h15, nas instalações da Igreja do Santíssimo Coração de Jesus, com a participação de D. Carlos Azevedo, professor Adriano Moreira, professor Rogério Roque Amaro e doutor João Meneses, num colóquio "Leitura comentada da encíclica Caritas in Veritate", informa a nota do Patriarcado.

“O primeiro objetivo do Instituto consiste na coordenação e desenvolvimento da formação de todos os interessados em conhecer a fé cristã e a doutrina da Igreja. O Organismo pretende também “promover o diálogo entre a fé e a cultura”, informa a agência portuguesa Ecclesia.

O Instituto integrará algumas das instâncias que se têm dedicado à formação no Patriarcado de Lisboa: Escola de Leigos, Centro de Formação à Distância, Escola de Oração São José, Escola Diocesana de Música Sacra e Centro de Estudos Pastorais. As atividades do Instituto para 2009/10 incluem a realização de um curso de caráter teológico, pastoral e técnico dirigido aos colaboradores que trabalham na área da administração paroquial, bem como uma jornada de formação sobre “a condição cristã do reformado”, conclui a nota de ecclesia.pt.