Encerrou-se neste domingo, 1º de novembro, o Encontro Nacional da Juventude (ENJ) , realizado pela Renovação Carismática Católica no Brasil em Serra(ES) e que reuniu milhares de jovens de todos os estados brasileiros para darem um sim a Jesus, evangelizarem através dos novos meios de comunicação, e prepararem-se para a JMJ de Madri em 2011.

O coordenador nacional do Ministério Jovem, Márcio Zolin, realizou no domingo uma pregação desafiadora no Encontro Nacional de Jovens. Partindo do lema do encontro, “Sentinelas da manhã, apóstolos da efusão do Espírito Santo”, Zolin conduziu a juventude carismática do Brasil a um caminho profético e missionário. Ele organizou um envio coletivo de SMS (mensagens pelo telefone celular) no qual os jovens levaram Jesus a 200 mil pessoas por todo o Brasil em apenas dois minutos.

Zolin destacou também que o tempo a ser vivido é marcado por uma revolução para o mundo. “As revoluções armadas não transformaram mundo, o Senhor nos chama a sermos apóstolos da efusão do Espírito Santo”, enfatizou. 

Márcio Zolin direcionou o Ministério Jovem a se empenhar em três metas e lançou um desafio aos jovens para o 2011.

A primeira meta proposta por Zolin foi a de multiplicar os grupos de oração jovens para que cheguem a cada paróquia do Brasil.

Já a segunda aconteceu durante a própria pregação quando o coordenador nacional do MJ convidou os mais de 10 mil jovens presentes a enviarem 20 mensagens falando de Jesus para seus contatos.  Márcio vinculou este ato apostólico ao testemunho que deve ser dado pelos jovens. “Se nós queremos uma grande revolução espiritual, precisamos de mártires; não mártires de sangue, mas pessoas que não reneguem a sua fé”, concluiu. Em dois minutos os jovens já haviam cumprido a meta com sucesso.

A terceira meta foi a divulgação do blog: 
“Sentinelas em Missão”( http://sentinelasemmissao.rccbrasil.org.br).
 Na página oficial do evento lê-se que este “espaço virtual reunirá testemunhos, fotos, vídeos e redes sociais para divulgar as ações missionárias deste projeto que se tornou permanente para Ministério Jovem da RCC”.

Finalmente, o coordenador nacional do Ministério Jovem da RCC, juntamente ao núcleo nacional apresentou mais um projeto ousado para os jovens do Brasil, a “Missão Jornada”. Seguindo o tema do ENJ e o chamado para a Nova Evangelização, a Missão Jornada terá como objetivo levar o Evangelho à Europa, a Madri em 2011.

O site oficial do evento informa que: “será um ano e oito meses para preparar esta missão. Ela acontecerá junto mobilização da Jornada Mundial da Juventude de Madri em 2011. Os missionários carismáticos brasileiros deverão formar um grupo de mil jovens que atuarão na Pré-Jornada na Espanha e, na seqüência, participarão da Jornada Mundial da Juventude”.
“Um dia eles falaram de Jesus para nós, hoje precisam que falemos de Jesus para eles”, afirmou Ademilson Bernardineli, membro do núcleo nacional do MJ.
O hotsite oficial da Pré-Jornada é: http://missaojornada.rccbrasil.org.br.