Na inauguração do 48º Encontro Nacional da Rede Caritas no Peru, o Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, convidou aos pressente a “dar aplicações concretas à nova encíclica do Papa Bento XVI” sobre tudo no plano da economia, da cultura e da política tendo como base uma “nova síntese humanista”, contrária à ideologia de gênero que busca impor-se.

O Cardeal afirmou que a encíclica Caritas in Veritate contém um “convite premente à ação”, por isso “se estão formando neste contexto, organizações que ‘ante a surpreendente experiência do dom’ têm descoberto a dimensão do ‘princípio da gratuidade’, e querem ter espaço na atividade social seja esta de tipo cultural, econômica ou política”.

Do mesmo modo, o Arcebispo de Lima advertiu que “não poucas organizações lutam para que a percepção dos que conformam a opinião pública se acomode a sua visão distorcida da antropologia do ser humano”, por isso chamou a realizar “novos esforços para iluminar os problemas sociais, políticos e econômicos baseados em uma ‘nova síntese humanista’”.

“Este fenômeno importante parece prevalecer em nosso tempo e pretende impor a ideologia de gênero, a manipulação da vida da fecundação até a morte natural, o ataque ao matrimônio e à família assim como outras causas contrárias à dignidade humana”, acrescentou.

Verdade e Realidade

Diante deste panorama, o Cardeal recordou a necessidade de reconhecer o papel fundamental da verdade sobre tudo a respeito do homem, “feito para o dom, o qual manifesta e desenvolve sua dimensão transcendente”.

“A verdade está muito relacionada com o modo humano de conhecer a realidade que nos permite formar um conceito dela e expressá-la em uma palavra. Este processo ‘epistemológico’ está em crise no mundo atual. Hoje se privilegia ‘a sensação e o gosto. O relativismo privilegiou esse ‘falso pluralismo’ no qual todas ‘as verdades’ são simples ‘opiniões’ e, portanto, são iguais e respeitáveis. Gravíssimo engano de aceitar que ‘a verdade’ não se pode alcançar. Uma atitude de retrair-se da razão diminuindo sua capacidade”, concluiu.

O 48º Encontro Nacional da Rede Cáritas no Peru iniciou este 27 de outubro com a assistência de 40 delegados dos escritórios diocesanos e a presença de bispos e executivos do escritório central. O evento culminou na sexta-feira 30 de outubro.