O IV Congresso Internacional Pró-vida “Sensibilização: uma sinfonia pela vida” que será celebrado no Auditório de Zaragoza de 6 a 8 de novembro, contará com a presença de palestrantes de 14 países e se prevê a participação de mais de mil pessoas de toda a Espanha e de 30 países de todo o mundo.

Conforme assinalam os organizadores, os apresentadores do Congresso, que busca “sensibilizar a sociedade para que apóie a mulher frente a uma gravidez não-prevista e para que se defenda a criança não nascida”, virão de diferentes países como Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha, Uganda, Chile, Cuba, Argentina, Costa Rica, El Salvador, Suécia, Croácia, Itália, França e Espanha.

“A conferência inaugural será pronunciada pela professora da Universidade de Navarra, Jutta Burggraf, com o título ‘Para defender a vida com eficácia: sobre a personalidade do defensor’; e a de encerramento será dada pelo diretor da primeira organização pró-vida que se criou no mundo, a Society for the Protection of Unborn Children (SPUC), John Smeaton, que assinalará quais são as "Políticas para uma Agenda Pró-vida Européia no futuro", adicionam.

Do mesmo modo, o congresso contará com a presença do “promotor da implantação do método ABC em Uganda, Martin Ssempa, que conseguiu reduzir a AIDS nesse país de 20% em princípios dos 90, a 5% em 2004”.

Eventos

No sábado 7 de novembro a partir das 6:30 p.m. realizar-se-á a amostra de uma ecografia tridimensional a cargo do Dr. Juan Luis Fortaleza Zambrano da Clínica Universitária de Navarra, titulada “A vida em tempo real”, em que se visualizará a vida humana no seio materno.

Paralelamente ao Congresso, haverá um foro no qual o psiquiatra Dr. José María Sémelas oferecerá uma sessão sobre a Síndrome pós-aborto, e se apresentarão projetos inovadores de associações pró-vida e livros e áudio-visuais que defendam a vida humana. Além disso, haverá testemunhos de pessoas que viveram o drama do aborto de perto”.

De igual maneira, na noite do 7 ao 8 de novembro se realizará a iniciativa cidadã “um milhão de velas”, uma cadeia de velas de quatro quilômetros de longitude do Auditório da Zaragoza até a praça do Pilar, e que simbolizará as 1.5 milhões de crianças que deixaram de nascer na Espanha por causa do aborto. A primeira vela será acesa por um representante dos grupos que convocaram a manifestação do 17 de outubro em Madrid”.

O Congresso, promovido pela Federação Espanhola de Associações Pró-vida por encargo do Comitê Permanente dos Congressos Internacionais Pró-vida, e organizado pela Associação Pró-vida Aragón, abordará a necessidade de uma sensibilização em defesa da vida desde cinco pontos de vista: médico-cientista, jurídico-legislativo, sócio-assistencial, político-mediático e ético-antropológico.

Mais informação em espanhol: www.zaragoza2009.org