As autoridades de Eagle Pass -Texas- decidiram doar a uma igreja do Texas a misteriosa imagem de um Cristo sem cruz que a fins de agosto apareceu nas águas do Rio Bravo, na mesma rota que milhares de imigrantes sem-documentos seguem para chegar aos Estados Unidos.

O “Cristo Flutuante” se tornou em propriedade da cidade, logo após 90 dias sem que ninguém o reclamasse.

A figura de Jesus, de 1.5 metros, feita de fibra de vidro leve e sem a cruz, foi resgatada das águas do Rio Bravo em 31 de agosto passado por agentes da Patrulha fronteiriça.

Os agentes entregaram a imagem à polícia de Eagle Pass para ser guardada no armazém de objetos perdidos da corporação à espera de que alguém a reclamasse. Como não foi requerida durante o prazo regulamentar, a figura passou a ser propriedade da cidade.

Desde seu achado, residentes da comunidade começaram a ir ao armazém por considerar a imagem como milagrosa, e o lugar se tornou lugar de peregrinação visitada por centenas de devotos.

A afluência de pessoas obrigou o Departamento de Polícia a autorizar o ingresso dos peregrinos ao lugar à noite e nos finais de semana.

A imagem agora será colocará em uma nova capela da igreja de Nossa Senhora do Refúgio, um templo amplamente conhecido como refúgio de imigrantes não documentados que cruzam o Rio Bravo para chegar ao território americano.

Os devotos acreditam que sua aparição é um sinal milagroso ou uma bênção para os imigrantes. "Este Cristo representa para muitos de nós aqueles valores aos que nos apegamos fervorosamente", explicou Dom Jesus Tamayo, Bispo de Laredo, ao aceitar a estátua na reunião do conselho de Eagle Pass.

"Encontrou sua casa aqui na igreja de Eagle Pass", disse Dom. Tamayo, e acrescentou que a imagem será emprestada periodicamente aos outros dois templos da cidade.