A Fundação Missio da Conferência Episcopal Italiana (CEI), com ocasião da 83º Jornada Mundial das Missões, honrou o trabalho do sacerdote italiano, Padre Ruggero Ruvoletto assassinado no Brasil no último 19 de setembro, onde realizava um intenso trabalho evangelizador com os mais necessitados.

Conforme informa a agência vaticana Fides, o diretor da Missio, Padre Gianni Cesena, recordou que “se trata de um sacerdote fidei donum, originário da diocese de Pádova que honra nosso país, havendo-se sacrificado pela causa dos últimos e do Evangelho em Manaus, onde desenvolvia seu apostolado”.

Na jornada realizada este domingo sobre o tema “Evangelho sem limites”, o Pe. Cesena chamou a atenção sobre a diminuição de missionários italianos e insistiu a que o serviço missionário não seja “considerado como uma aventura solitária, mas que seja entendido acima de tudo e sobre tudo como uma tarefa compartilhada”.

“O fato da crescente diminuição de vocações missionárias ad vitam na Itália é um dado sobre o qual é necessário questionar-se. Atualmente a cifra está calculada ao redor de 10 mil, pelo qual não há dúvida, como bem o indica uma recente carta dos missionários italianos à CEI, que a Itália não pode seguir sendo considerada só em segundo plano para uma tarefa destinada a outros lugares”.