Milhares de fiéis e peregrinos se reuniram este meio-dia na Praça de São Pedro para rezar o Ângelus Dominical com o Papa Bento XVI quem recordou que hoje, terceiro domingo de outubro, celebra-se a Jornada Missionária Mundial, e assegurou que cada cristão tem “um compromisso em proclamar e testemunhar o Evangelho a todos, especialmente a aqueles que ainda não o conhecem”.

Fazendo referência à Jornada celebrada sob o lema “As nações caminharão sob sua luz”, o Pontífice explicou que se trata da luz “de Deus, revelada pelo Messias e refletida no rosto da Igreja, apresentada como a nova Jerusalém, cidade maravilhosa onde resplandece em plenitude a glória de Deus. É a luz do Evangelho que orienta o caminho dos povos e os guia para a realização de uma grande família, na justiça e na paz, sob a paternidade do único Deus bom e misericordioso”.

“A Igreja –prosseguiu o Papa- existe para anunciar esta mensagem de esperança a toda a humanidade que em nossos tempos ‘conhece grandes conquistas, mas parece ter perdido o sentido das realidades últimas e da existência mesma’”.

Deste modo enfatizou que a Igreja sob a guia do Espírito Santo “é consciente de estar chamada a prosseguir a obra do mesmo Jesus anunciando o Evangelho do Reino de Deus. Reino que já está presente no mundo como força de amor, de liberdade, de solidariedade, de respeito da dignidade de todo homem, e a Comunidade eclesiástica sente a obrigação em seu coração da urgência de trabalhar para que a soberania de Cristo se realize plenamente”.

Mais adiante agradeceu em modo particular aos missionários e missionárias em todos seus estados de vida, dos religiosos até os laicos voluntários, lhes recordando que  “consagram sua existência a levar o Evangelho no mundo, confrontando também mal-estares e dificuldades e inclusive verdadeiras perseguições”.

O Papa recordou ao Padre Roger Ruvoletto, sacerdote fidei donum, recentemente assassinado no Brasil, e ao Padre Michael Sinnot, religioso, seqüestrado há uns dias nas Filipinas.

Do mesmo modo, referiu-se aos trabalhos do Sínodo dos Bispos para a África “em termos de sacrifício e amor por Cristo e sua Igreja”.

O Papa agradeceu às Pontifícias Obras Missionárias pelo precioso serviço da animação e educação missionárias” e insistiu “a todos os cristãos a darem um gesto de compartilhar material e ajuda espiritual às Iglesias jovens dos países mais pobres” com a tradicional coleta do DOMUND.

O Santo Padre recordou que hoje 18 de outubro, a Igreja celebra a festa de São Lucas evangelista, quem ademais do Evangelho, escreveu os Atos dos Apóstolos, “para narrar a expansão da mensagem cristã aos limites do mundo conhecido”.

“Invoquemos sua intercessão, junto com a de São Francisco Javier e Santa Teresa do Menino Jesus, padroeira das missões, e a Virgem Maria, para que a Igreja leve a luz de Cristo entre todos os povos”, concluiu.