A Pastoral da AIDS é um serviço da igreja católica no Brasil que promove a vida saudável, incentivando o cuidado de si e dos outros, com o objetivo de evangelizar, humanizando relações, superando preconceitos, discriminação e exclusão dos que sofrem pelo vírus HIV.

Na semana passada, dos dias 9 a 12 de outubro, 80 agentes desta Pastoral vindos de 18 estados (mais o Distrito Federal) se reuniram para tratar o tema “Prevenção: perspectivas e desafios na resposta da Igreja”. Durante os quatro dias de reflexão, os participantes debateram sobre a sexualidade na perspectiva cristã, o significado da Igreja na tarefa de prevenção, a situação atual da epidemia da AIDS e ressaltaram os elementos espirituais no fortalecimento da prevenção.

O 7º Seminário Nacional de Prevenção ao HIV em Brasília (DF), conclui com a divulgação da “Carta de Brasília”, na qual os agentes da Pastoral da AIDS expressam o desejo que a Igreja “lhe dê mais visibilidade e também às datas de enfrentamento do HIV como o dia 1º de dezembro e a vigília pelos mortos de AIDS, realizada no terceiro domingo de maio”. Os agentes também pedem no documento uma “maior participação dos sacerdotes e religiosos no enfrentamento da epidemia e superação do preconceito, além do fortalecimento da Pastoral nas dioceses e paróquias”, conclui a notícia divulgada pela web da CNBB.

A íntegra da Carta de Brasília pode ser vista no seguinte endereço: www.pastoralaids.org.br