A comunidade brasileira respondeu ao convite do Colégio Pio Brasileiro, em Roma, para celebrar a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, informou a Web da Rádio Vaticano em português.

“A convite do reitor do Pio Brasileiro, Padre João Roque Rohr, a missa foi presidida pelo arcebispo de Aparecida e presidente do CELAM (Conselho Episcopal Latino-americano), Dom Raymundo Damasceno Assis, e concelebrada pelo bispo de Petrolina, Dom Paulo Cardoso, e pelos padres alunos residentes do colégio”, informou RV.

A capela do Colégio, dedicada à Padroeira do Brasil, ficou pequena para acolher autoridades civis e militares, sacerdotes, religiosos e leigos brasileiros que residem na Cidade Eterna.
Na homilia, Dom Raymundo recordou a história da imagem de Nossa Senhora Aparecida e sua trajetória até a proclamação, a pedido do episcopado brasileiro, como Padroeira do Brasil, feita pelo presidente Getúlio Vargas em 1931.

Para Dom Raymundo, o crescimento dos devotos, que hoje somam 9 milhões de peregrinos por ano que visitam o Santuário de Aparecida, e as centenas de conversões demonstram que o encontro da imagem não é obra do acaso. Ao comentar o Evangelho do dia, o Arcebispo mencionou a orientação de Maria nas Bodas de Caná recordando a vigência das suas palavras: "fazei o que eles vos disser".
Maria, recordou o arcebispo de Aparecida, sempre está presente na Nova Aliança entre Deus e a humanidade, sendo a mãe e a primeira e mais fiel discípula de Jesus.

Citando o tema do Sínodo para a África, em andamento no Vaticano, Dom Raymundo confiou os brasileiros à proteção de Nossa Senhora, para que participem de uma sociedade mais justa e reconciliada. "Colocamos o povo brasileiro sob o manto de Maria, para que Ela coloque o nosso país nos caminhos da prosperidade, da justiça e da paz" – concluiu.

Em entrevista ao Programa Brasileiro da Radio Vaticano Dom Raymundo fala também dos futuros eventos que os brasileiros devem confiar à proteção de Nossa Senhora. Para escutar a entrevista faça clique aqui: http://62.77.60.84/audio/ra/00181932.RM