Em sua homilia da Missa dominical celebrada na Catedral metropolitana, o Arcebispo Primado do México, Cardeal Norberto Rivera, alentou a trabalhar pelo verdadeiro desenvolvimento através da solidariedade para vencer a pobreza.

O Cardeal assinalou que "como sociedade, não podemos tranqüilizar nossa consciência dando uma esmola aos mais pobres" e destacou que "falar de obras assistenciais não se trata unicamente de dar esmolas, dar aos mais pobres algo do que Deus nos deu. É necessário trabalhar em busca de um maior desenvolvimento".

"Se quer alcançar uma vida temporal mais feliz se faz necessário levar o amor a uma distribuição mais justa que os bens materiais", disse o Cardeal Rivera. "Mas, mais transcendente e de maior importância é utilizar aqueles bens que Deus pôs em nossas mãos para que outros tenham o necessário", precisou.

Para o Cardeal mexicano, "o caminho para alcançar uma vida temporal feliz e eterna é o cumprimento dos mandamentos que se reduzem ao amor de outros como o queremos nós", disse. Ter dinheiro "costuma engrandecer o egoísmo e o orgulho, atitudes contrárias ao amor a Deus e ao próximo", acrescentou.

Finalmente o Arcebispo exortou a trabalhar por uma maior justiça na partilha da riqueza, mediante a "criação de fontes de trabalho digno" e um maior desenvolvimento na consciência social.