A Sala de Imprensa da Santa Sé deu a conhecer hoje que o Papa Bento XVI visitará a Sinagoga de Roma no próximo domingo 17 de janeiro de 2010, e também o fará à sede da FAO em 16 de novembro deste ano.

No texto se indica que o Santo Padre "visitará na manhã do 16 de novembro a sede da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), com ocasião da abertura da Cúpula Mundial sobre a Segurança Alimentar, que terá lugar no contexto da XXXVI Conferencia general deste organismo (18-23 de novembro 2009)".

Por outro lado, o comunicado referente à visita à Sinagoga de Roma explica que o encontro com a comunidade judia na tarde de 17 de janeiro de 2010 se dá com ocasião "da XXI Jornada para o aprofundamento e o desenvolvimento do diálogo entre católicos e judeus, e da Festa do "Mo'èd di Piombo", que coincide precisamente com essa data".

Esta festa judia recorda que em 1793 os judeus do ghetto de Roma se livraram de um ataque de uma parte do povo desta cidade graças a uma tormenta, que conseguiu apagar as chamas da porta do recinto que acabava de ser incendiada.