Ao receber esta manhã aos reis da Bélgica, Alberto II e a Rainha Paola, o Papa Bento XVI ressaltou o importante lugar na história da Igreja neste país do chamado “Apóstolo dos leprosos”, o Pe. Damião de Molokai, quem este domingo será canonizado junto a outros quatro beatos.

O comunicado da Sala de Imprensa assinala que os reis também se encontraram com o Cardeal Tarcisio Bertone e o Arcebispo Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados.

Além da canonização do Pe. Damião, o Santo Padre conversou com os reis sobre algumas questões referidas à África e a política internacional, o respeito aos direitos humanos e o desenvolvimento dos povos.

Sobre a canonização do “Apóstolo dos leprosos”, o Pe. Alfred Bell, postulador da causa e membro da Congregação dos Sagrados Corações do Jesus e Maria –fundada pelo Pe. Damião– comentou à Rádio Vaticano que este abnegado presbítero “era um missionário ativo, que trabalhou em todos os campos com os leprosos. Com os mais fortes criou um hospital, com os outros um coro, fez de tudo para ajudá-los. Por isso é um exemplo de comunidade, em um tempo no qual todos são egoístas e pensam só em si mesmos, ele deu um exemplo de como se pode compartilhar em uma sociedade e em uma comunidade em condições difíceis”.

O Pe. Damião, disse, “é também um exemplo para quem não tem voz em nossa sociedade: quão leprosos não contavam nada na sociedade do Havaí. Ele em troca há dito: ‘vocês contam, são aos olhos de Deus pedras preciosas’ e hoje para muita gente que não tem voz em diversos âmbitos da vida, o Padre Damião é também um ‘homem da esperança’”.

Ademais deste beato, os outros quatro que serão canonizados este domingo são: Zygmunt Szczesny Felinski, Bispo, Fundador da Congregação das Irmãs Franciscanas da Família de Maria; Francisco Coll e Guitart, sacerdote da Ordem aos Frades Predicadores (dominicanos) e Fundador da Congregação das Irmãs Dominicanas da Anunciação da Virgem Maria; Rafael Arnáiz Barón, religioso da Ordem Cisterciense de Estrita Observância; Marie de la Croix Jogam, virgem, Fundadora da Congregação das Pequenas Irmãs dos pobres.